Na da tarde desta terça-feira (21/09), os alunos dasescolinhas de esportes do Centro Olímpico Rei Pelé, na região administrativa deSamambaia, a 25 km de Brasília (DF), tiveram a oportunidade de participar da Clínicade Handebol ministrada pela técnica Liziane Folle, técnica da Unisant’anna (SP),e pelas atletas Viviane Mendes e Fernanda Vaz. A Clínica faz parte daprogramação da Liga do Desporto Universitário de Quadras 2011.
Aproximadamente 50 crianças e jovens, com idade entre08 e 17 anos, participaram da clínica. Algumas delas praticam outros esportes noCentro Olímpico, mas se interessaram em acompanhar a clínica de handebol.
“Eu sou jogador de vôlei e aproveitei que estava semaula e vim participar da clínica. Gostei bastante porque no vôlei a gente saltabastante e no handebol também e já serve de treinamento”, disse Déner Adrandade,de 15 anos.
As atividades começaram com as atletas Viviane eFernanda falando um pouco da sua experiência e dos benefícios obtidos em ser umatleta universitário. Ambas começaram a jogar handebol na época de escola e em2010 representaram a seleção brasileira no Mundial Universitário da modalidade.
“A clínica proporciona um intercâmbio entre os atletase as crianças, uma troca de experiência e ajuda a popularizar o esporte”, disseFernanda. “Eu quero passar pra eles queo esporte pode abrir portas, que não desistam nunca e saibam aproveitar asoportunidades”, reforçou Viviane.
E nada melhor do que se divertir e aprender comesporte . Wanessa Cruz, de 11 anos, treina duas vezes por semana no Centro e éapaixonada por handebol.
“Foi legal, a gente brincou e aprendeu ao mesmo tempo.Jogar com atletas que já participaram de Mundiais me fez sentir mais ligada nojogo e aprendi mais técnicas. Depois de participar da clínica eu quero treinarmais para conseguir minha meta de me tornar uma jogadora do nível dessasatletas e participar de campeonatos como uma atleta universitária”, falouWanesssa.
Os alunos tiveram diferentes formas de treinamentos edicas durante a clínica que teve duração de 2 horas. Para Liziane, ambas aspartes saíram ganhando. ”Eu aprendi mais com eles do que eles comigo.Experimentar e arriscar são coisas que nós adultos perdemos, e como técnicapreciso aprender a cometer riscos para trazer algo diferente para o time”.
Humberto Martins gerente pedagógico do Centro Olímpicodestacou a importância da realização desse tipo de iniciativa da CBDU e daSecretaria de Esportes do GDF. “A demonstração de atletas universitários mostraaos alunos que eles podem ter oportunidades através da universidade. Podem serprofissionais e serem atletas sem precisar se tornar um atleta profissional, dealto rendimento, e ter uma mudança de vida através do esporte já que muitosalunos são carentes”, falou Humberto.
No Centro Olímpico de Ceilândia, foi realizada a Clínicade Futsal com participação do técnico Aguinaldo Souza, da Uniarp (SC), atualcampeã da Liga do Desporto Universitário de Quadras, e das atletas Luciléia eVanessa, campeãs mundiais universitárias de futsal. Cerca de 40 crianças eprofessores do Centro realizaram exercícios táticos propostos na Clínica. “Foifantástico. Esta troca de experiência é sempre positiva e é mais um momento queo esporte nos proporciona”, completou Vanessa.
Mais dois clínicas serão realizadas durante as finaisda Liga do Desporto Universitário de Quadras 2011, em Brasília (DF). Na manhãdesta quarta-feira (21/09), de 09h às 11h, no Centro Olímpico Rei Pelé, ocorrea Clínica de Vôlei ministrada pelo técnico Manoel Honorato, da Politécnica de Minas Gerais. E na sexta-feira (23/09), das 09h às 11h, está marcada a Clínicade Basquete no Centro Olímpico de São Sebastião, ministrada pelo técnico Cristiano Pereira, da Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, e peloatleta Frederico, que jogou pela seleção brasileira na Universiade 2011.
Programaçãodas Clínicas Técnicas Esportivas
Futsal: dia 20/09, das 09h às 11h, no Centro Olímpicode Ceilândia
Handebol: dia 20/09, das 15h às 17h, no CentroOlímpico de Samambaia
Vôlei: dia 21/09, das 09h às 11h, no Centro Olímpicode Samambaia
Basquete: dia 23/09, das 09h às 11h, no Centro Olímpicode São Sebastião
Nenhum comentário:
Postar um comentário