O chinês Yao Ming anunciou a aposentadoria no último mês e pode entrar para o Hall da Fama do basquete no próximo ano. O ex-pivô do Houston Rockets e da seleção chinesa seria nomeado por sua contribuição ao esporte para “driblar” a regra que só permite nomear um atleta após cinco anos aposentado.
Para que isso se concretize, a proposta de incluir Yao na classe de 2012 será votada por dois comitês formados por membros do Hall da Fama, localizada em Springfield, nos Estados Unidos. Caso a sugestão não seja aprovada, o ex-pivô só estará elegível em 2017, quando terá completado seis anos de inatividade.
A gratificação, no entanto, não seria a mesma recebida por astros como Michael Jordan, Scottie Pippen, Larry Bird, entre outros. Nestes casos, eles foram incluídos no Hall da Fama por suas carreiras como atletas.
Ao contrário da votação para inclusão de jogadores, técnicos e árbitros, não há restrições para a nomeação de contribuintes. A única coisa que os oficiais levam em conta na hora de votar é o legado que a pessoa deixou para o basquete.
Após a o anúncio da aposentadoria de Yao Ming, o comissário da NBA, David Stern, declarou que o pivô chinês “deixou um legado para os fãs do basquete com seu jogo dominante e carisma”.
Yao defendeu apenas o Houston Rockets durante a carreira na NBA. Em oito anos defendendo o time texano, o pivô obteve médias de 19.0 pontos e 9.2 rebotes por jogo.
fonte:www.basketbrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário