quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Seleção do DF de basquete disputa Campeonato Brasileiro Sub-19

Para os fãs do basquete, a temporada 2011/2012 ainda vai demorar para começar. Afinal, o bicampeão do Novo Basquete Brasil (NBB) UniCeub/BRB só volta a jogar em meados de outubro, pela Liga Sul-Americana de Clubes.

Mas isso não quer dizer que não haja ação entre os jogadores da cidade. Hoje, Brasília começa a disputar, em Anápolis, a 1ª edição do Campeonato Brasileiro Sub-19 de Seleções da primeira divisão. Para isso, o time comandado pelo técnico Ronaldo Pacheco viajou com um elenco de 12 jogadores cuja base é a equipe sub-21 do UniCeub/BRB, que, este ano, disputará, em setembro, o NBB da categoria.

O primeiro desafio será às 15h, contra o Rio de Janeiro. Até a sexta-feira, os candangos enfrentam as seleções do Paraná, Rio Grande do Sul e Pará (veja programação). No outro grupo estão São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Espírito Santo. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. Os 8º, 9º e 10º lugares caem para a segunda divisão em 2012.

Há duas semanas, Ronaldo Pacheco intensificou os treinos no Ginásio da Asceb (904 Sul) visando a competição. Para ele, Brasília, que no ano passado foi vice-campeã brasileira na categoria sub-17, tem todas as condições de voltar para casa com um bom resultado. “Acredito que estamos entre os cinco times mais fortes do país e, neste campeonato, nossos principais rivais serão Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, avalia.

Com média de 1,91m, a Seleção do Distrito Federal não é um time tão alto. Mas compensa com velocidade na transição da defesa para o ataque. E é justamente nisso que o time confia para surpreender os rivais.

Para o armador Pitoco, que no próximo mês voltará para os Estados Unidos, onde estuda e joga o campeonato de high school na cidade de Danbury, no estado de Connecticut, jogar o Brasileiro foi uma oportunidade única. E ele pretende usar o que já aprendeu na América. “Lá, as coisas são bem diferentes, tanto na maneira de jogar quanto nos treinos. É uma correria total e os jogadores são muito fortes”, explicou. “Para o torneio em Anápolis, a expectativa é a melhor possível. Estou de férias aqui e tive muita sorte por ter tido a chance de jogar esse primeiro Brasileiro da categoria sub-19”, comemora o jogador, de 17 anos.
Fé no pódio
A Seleção do Distrito Federal é um time novo, como ressalta o técnico Ronaldo Pacheco: “Só quatro jogadores (Lucas Moraes, João Vítor, Jefferson e David) estouram o limite de idade este ano. O resto vai jogar o sub-19 durante todo o ano que vem. Então, é um grupo que vai chegar com muita força no Brasileiro de 2012”, confia.

Apesar da pouca idade, dois jogadores já têm no currículo uma passagem pela Seleção Brasileira de Desenvolvimento, que visa aprimorar os talentos do país. Breno e Raphael, ambos com 18 anos, treinaram com o time nacional no início do ano e, agora, demonstram confiança para o Brasileiro em Anápolis. “Nosso grupo está bastante unido. Todo mundo é daqui de Brasília e se conhece há uns cinco anos. Aí, fica mais fácil jogar”, ressalta Breno.
Os confrontosCampeonato Brasileiro Sub-19 de Seleções
Local: Ginásio de Anápolis
Hoje
15h – DF x RJ
Quarta-feira
13h – DF x PR
Quinta-feira
13h – DF x RS
Sexta-feira
13h – DF x PA
Obs: na outra chave estão SP, SC, PE, GO e ES. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. Os 8º, 9º e 10º colocados serão rebaixados para a segunda divisão em 2012.

A Seleção do DF
Armadores
» Raphael
» Pitoco
Alas» Breno
» Luis Gustavo
» Jefferson
» Lucas Muniz
» Felipe
» Luis Gustavo (Alirinho)
Pivôs» João Vítor
» David
» Lucas Moraes
» Daniel


fonte:www.df.superesportes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário