quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Quatro jogos abrem o Paulista masculino nesta quarta-feira

O Campeonato Paulista masculino da Série A-1 2011 será aberto nesta quarta-feira (3 de agosto) com a realização de quatro jogos, todos com início previsto para 20h. Serão duas partidas válidas pelo Grupo A e outras duas pelo Grupo B.
Pelo Grupo A, o América/UNIRP/Rodobens/SMEL/Abzil, campeão estadual da Série A-2, recebe a visita da Winner/Limeira, campeã estadual da Série A-1, no ginásio Municipal Alberto Cecconi, na cidade de São José do Rio Preto (SP).
Comandado pelo experiente Marino Manella, o “caçula” América contratou o ala-pivô Nilo Júnior, ex-Macaé, o ala Márcio Cardoso, ex-São Caetano, e o armador Fernando Reis, ex-Americana. Entre os destaques que permaneceram da temporada passada estão: o pivô Eduardo Garcia, irmão de Alex Garcia, Ygor Viana, Alex Matheus, Alex Negreti e Cássio Piauí.
A equipe limeirense realizou contratações importantes, trazendo o experiente ala Rogério Klafke e o ala-armador Vitor Benite, ambos ex-Franca BC; além do armador Neto, ex-Araraquara; e do pivô norte-americano Jon Jones, ex-Unión Atlética, do Uruguai. Entre os destaques que permaneceram da temporada passada estão: o ala Diego, Biro, André Bambu e Daniel Alemão.
O técnico Demétrius Ferraciú e o ala-armador Vitor Benite desfalcam o time limeirense, já que estão servindo a Seleção Brasileira, que se prepara para o Pré-Olímpico de Mal de Plata.
Pela mesma chave, o Rio Claro Basquete encara a ABA Araraquara, no ginásio Municipal Felipe Karan, na cidade de Rio Claro (SP).
“O nosso time passou por uma reformulação e a ideia é abrir a competição com uma vitória, mesmo não estando com o entrosamento ideal. Temos que jogar com força de vontade e determinação para suprir as adversidades e vencer na estreia”, comenta o armador Alexandre Pinheiro, um dos reforços do Rio Claro Basquete para esta temporada.
Os reforços da equipe rio-clarense são estes: os alas Rafu (ex-Regatas/Campinas) e Rafael Castellon (Metodista/São Bernardo), o armador Alexandre Pinheiro (ex-São José Basketball), o pivô Carlão (ex- University of Central Arkansas) e o ala Luiz Fernando (ex-Winner/Limeira).
“Vamos ter muita dificuldade nesse início, principalmente pelo curto tempo de preparação, reformulação da equipe e, principalmente, pelo alto nível do Campeonato Paulista. Nosso projeto está recomeçando, estamos praticamente partindo do zero, precisamos criar novamente uma identidade com nosso torcedor e, para isso, temos que ter uma equipe modesta, mas competitiva. E para estreia vamos ser o mais competitivo possível”, analisa o técnico Fábio Apolinário, do representante de Araraquara.
Os reforços da ABA Araraquara são estes: Edu Mariano (ex-Paulistano), Ricardo (ex-Bauru), Zezinho e Cicero (ambos ex-Assis) e Thiago (ex-Rio Claro). Da temporada passada, permaneceram o pivô Deivisson, o lateral Luisinho, o pivô Filé e ala Felipe, além dos atletas vindos das categorias de base.
Já pelo Grupo B, a Liga Sorocabana de Basquete enfrenta o Pinheiros/Sky, no ginásio Municipal Doutor Gualberto Moreira, na cidade de Sorocaba (SP).
Os reforços da equipe sorocabana são estes: o ala Fabrício (ex-São José Basketball), o pivô Marcos Hubner (ex-Palmeiras), o ala Paulo Nery (ex-São José Basketball), o pivô Thiago Labatte e o norte-americano Andy Gebru, que retorna ao time, depois de uma temporada fora. Da temporada passada, permaneceram Diego, Ney, Fernando Vera, Everson, Soriani, Alex, Júnior e o norte-americano Kenny Dawkins.
“O pensamento é de entrar nos playoffs, mas vamos começar contra o vice-campeão do ano passado, o Pinheiros. Vai ser complicado, mas em casa temos a força de nossa torcida, que sempre está ao nosso lado”, afirma Rinaldo Rodrigues, técnico do time de Sorocaba.
Já o Pinheiros/Sky, agora comandado pelo técnico Claudio Mortari, campeão mundial de 1979 com o EC Sírio, manteve a base da temporada passada, trazendo ainda dois reforços: o ala Renato Lamas e o pivô Rafael Mineiro, que vinham atuando pelo São José Basketball. Da temporada passada permaneceram: Alexandre Olivinha, Marquinhos, Figueroa, Bruno Fiorotto, Bruno Mortari e o norte-americano Shamell.
“Vai ser um jogo duro, não só por se tratar de uma estreia, como também pelo fato da Liga Sorocabana sempre dificultar as ações quando joga em seu ginásio. Mesmo sem o ritmo de jogo ideal, vamos buscar o resultado favorável”, comenta Alexandre Olivinha.
O Pinheiros/Sky atuará desfalcado do ala Marquinhos Sousa, que está servindo a Seleção Brasileira, que se prepara para a disputa do Pré-Olímpico.
E complementando a jornada, o Mogi das Cruzes/UNIP jogará contra o XV de Piracicaba/Raizen/Bom Peixe/Unimed/Selam, no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, na cidade de Mogi das Cruzes (SP).
Retornando à elite do basquete paulista, o time de Mogi das Cruzes, comandado pelo técnico Marcelo Ribeiro, espera fazer uma estreia positiva. Os destaques do elenco são: Edu Caviglia (ex-Paulistano), Thomas Gehrke (ex-Pinheiros), Gustavo Lima (ex-Pinheiros), Ralfi Ansaloni (ex-Vila Velha/ES), o argentino Pedro Calderón (ex-Assis Basket) e Guilherme Filipin (ex-Saldanha da Gama/ES).
“Trabalhamos forte com o objetivo de fazer uma boa estreia, mesmo sabendo que vamos encarar um time que chega fortalecido pela conquista do título do Torneio Novo Milênio. Contamos com o apoio dos nossos torcedores para iniciar o Estadual de maneira favorável”, comenta o lateral Guilherme Filipin.
No XV, dirigido pelo técnico Carlos Alberto Soares (Baiano), os reforços são estes: o armador Taquá e o pivô Douglas Gorauskas. Da temporada passada, permaneceram Telmo Oliveira, Caio Ranches, Luciano, Feliz e Fransergio.
“Acredito na capacidade do elenco quinzista e a ideia é fazer um bom campeonato. Além do mais, estaremos reforçados pelas recém-contratações do armador Taquá e do pivô Gorauskas, que chegaram para fortalecer o grupo”, comenta Baiano.
SISTEMA DE DISPUTA
Na fase inicial, as 16 agremiações participantes serão divididas em duas chaves com oito integrantes em cada uma delas. Os times jogam entre si, em turno e returno, dentro de seus respectivos grupos, e os quatro melhores em cada um deles avançam aos playoffs quartas-de-final, que funcionará no cruzamento olímpico – 1º do Grupo A x 4º do Grupo B, assim sucessivamente. Depois ocorrem as séries semifinal e final.
Já as equipes que não ficarem entre os quatro irão disputar a Série Prata, seguindo os mesmos moldes. O primeiro colocado desta série ganha uma vaga na Copa Brasil.
Os grupos da fase inicial são estes:
Grupo A: AA São Caetano (São Caetano do Sul), ABA Araraquara, Rio Claro Basquete, BauruBasketball Team, São José Basketball/Unimed/Vinac (São José dos Campos), América/UNIRP/Rodobens/SMEL/Abzil (São José do Rio Preto), Americana Basketball e Mogi das Cruzes Basketball.
Grupo B: Internacional/Prefeitura de Santos, Jacareí Basketball/Fíbria/JTU/Atívia, Liga Sorocabana de Basquete (Sorocaba), Paulistano/Unimed (São Paulo), Pinheiros/Sky (São Paulo), Vivo/FrancaBC, XV/Raizen/Bom Peixe/Unimed/Selam (Piracicaba) e Winner/Limeira.
fonte:www.basketbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário