sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ex-atletas formam novos talentos em área carente do DF


Dois ex-atletas de Ceilândia criaram a escola de atletismo Talento nas ruas para atender, de graça, meninos e meninas carentes da cidade. Anízio da Costa é ex-atleta e fundador do projeto. Junto com Valdenor dos Santos, há um ano e meio ele deu início ao projeto que tinha apenas três crianças inscritas. Hoje já são 75 crianças e adolescentes.
Os treinamentos acontecem até três vezes por semana, em um campinho de terra batida às margens da BR-070, em frente ao Condomínio Privê. Monitores voluntários ajudam nas tarefas com os jovens talentos. Psicólogos, terapeutas e pedagogos também dão apoio ao projeto. “A gente usa o atletismo como ferramenta para resgatar valores”, explica Costa.
O projeto tem dado certo. Muitos alunos já participaram de competições e ganharam prêmios  e medalhas. O trabalho social da escolinha também tem reflexo positivo no rendimento na escola. Os pais acompanham os filhos na escolinha de atletismo e confirmam que eles melhoraram o comportamento e as notas nos boletins.
Os alunos também se dizem animados com a evolução na atividade esportiva. Alguns já ganharam bolsas de estudo para cursos de inglês porque se destacaram na escolinha de talentos. Outros ganham bicicletas quando vencem competições.
Selene Ribeiro tem 13 anos e sonha alto. “Eu 'tô' me dedicando muito para conquistar a São Silvestre”, afirmou. Outro exemplo de dedicação é o aluno Fábio Xavier, de 13 anos. Ele diz que pesava 80 quilos quando entrou na escolinha de atletismo e, por conta da atividade física, já perdeu 10 quilos. “ Meu sonho é conseguir me tornar um atleta profissional”, conta.
Anízio da Costa diz que está fazendo pelos meninos e meninas de Ceilândia o que fizeram com ele há 25 anos. “Meu sonho é ver uma criança dessas disputar, um dia ganhar uma medalha, subir no pódio, representar o nosso país.”
Fonte:http://g1.globo.com/distrito-federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário