sexta-feira, 8 de julho de 2011

SUB15 3ª DIVISÃO: PREPARAÇÃO DAS EQUIPES


Por Arthur Scotti e Larice de Paula
Nessa terça-feira a bola subiu no ginásio do Minas Brasília Tênis Clube. Garotos entre 12 e 15 anos disputam a terceira divisão do Campeonato Brasileiro Sub 15. Antes da cerimônia de abertura do evento, às 19hs, aconteceram os três primeiros jogos. Amazonas enfrentou Roraima, Bahia encarou a equipe do Tocantins e Sergipe pegou o Alagoas. Após a cerimônia, um jogo fechou a rodada. Favorito ao título do torneio, Maranhão enfrentou a do Acre.
Amazonas e Roraima
As equipes Amazonas e Roraima iniciaram o torneio às 13h – horário de Brasília – fazendo o primeiro jogo do grupo B. Com ligeira vantagem no primeiro tempo, a equipe de Roraima fecha a etapa do jogo em 22 a 14. A equipe do Amazonas tenta uma reação, e no segundo quarto sai em vantagem com 26 pontos a 23. Na segunda metade do jogo a equipe de Roraima disparou no placar, fechando o terceiro quarto em 32 a 21 e 24 a 07 no último tempo da partida. Final de jogo, 101 a 68 para a equipe de Roraima.
O cestinha da partida foi o ala/pivô de Roraima, Andry Pereira dos Santos, 15 anos. Andry marcou 41 pontos no jogo e se destacou por suas fintas e precisão nos arremessos de meia distancia. Mas não foi só Roraima que teve craque de bola em quadra. Fernando Miguez, ala do Amazonas, foi o cestinha do time, convertendo 17 pontos na partida. Fernando foi campeão do Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) em 2009.
A próxima partida de Roraima está marcada para o dia 06, quarta-feira, às 17hs. A equipe enfrenta o Sergipe. Já o Amazonas abre o dia de jogos às 13hs enfrentando o Alagoas. O assistente técnico do Amazonas, Kassio Adriano Loureiro, afirma que a aposta do time para a próxima partida é melhorar o sistema defensivo. “Não conseguimos encaixar a nossa defesa. Ficamos muito vulneráveis aos ataques de Roraima. Vamos tentar melhorar esse quesito para o próximo jogo”, afirma Kassio.
Bahia e Tocantins
O armador da equipe de Tocantins, Gabriel Machado Paz se mostrou energético e ativo no jogo. Seus gritos ecoavam por todo o ginásio Minas Brasília Tênis Clube. Sua equipe disputou o primeiro jogo do grupo A, no Campeonato Brasileiro Sub 15 masculino, terceira divisão. Gabriel e mais dois atletas de Tocantins são remanescentes da equipe que disputou o mesmo campeonato no ano passado. Mas todo o estimulo que o jogador ofereceu a sua equipe não foi suficiente para que ela fosse derrotada pela Bahia por 85 a 17.
O destaque da partida foi o ala/pivô da Bahia Breno de Souza, que marcou 35 pontos e pegou 20 rebotes. O próximo jogo da equipe de Breno é contra o Acre no dia 06, quarta-feira, às 15hs. Já o Tocantins, enfrenta no mesmo dia às 19hs a equipe do Maranhão. Nesse jogo será preciso muito mais que gritos e cestas desconcertantes, pois o Tocantins encara a melhor equipe da divisão.

Sergipe e Alagoas
Duas regiões do Nordeste, Alagoas e Sergipe se enfrentaram nessa terça-feira no Campeonato Brasileiro de Base. Os jogadores de ambos os times tiveram presença forte no jogo. Determinação que poderia levá-los a final. A equipe de Alagoas saiu na frente na primeira rodada, com 48 a 40.

Para o próximo jogo, o técnico do time de Sergipe, Augusto Vinicius Viana, vai trabalhar com a sua equipe no sentido de ter mais atenção e responsabilidade. Relacionando o jogo de xadrez ao de basquete, ele manteve o time titular, mexendo poucas vezes no banco reserva. “Apesar de acompanhar sete dos meninos com mais freqüência, por eles estudarem aonde dou aulas – no Colégio Arquidiocesano em Aracaju. Minha equipe é nova, alguns jogadores começaram treinar a pouco tempo e os próprios treinos para o Brasileiro começaram alguns dias antes do Campeonato”, menciona o treinador.

Cada um dos jovens que entram em quadra tem um sonho diferente. Muitos querem ser grandes atletas do esporte. E cada instante, cada passe de bola, cada ataque e defesa é primordial para um titulo. Mas não podemos esquecer que a vitória já está em cada jogador, independente do time. “Eu quero continuar a jogar e ser um jogador profissional” mencionou o pivô de Sergipe, Leonardo Silva.

Segundo o técnico de Alagoas, Antonio Clovis, conhecido por Baiano, ele trabalha com seu time por tomadas de decisão, permitindo aos seus atletas a oportunidade de criar e de dar palpite nos treinos. Essa forma de trabalho proporciona uma motivação maior para os jogadores sabendo que seu treinador se importa com o seu bem-estar.

Maranhão e Acre
Tendo feito a cerimônia de abertura do campeonato, com apresentação dos times e canto do hino nacional, as equipes de Maranhão e Acre entraram em quadra para fechar a rodada do primeiro dia de torneio. O Maranhão saiu na frente e assim permaneceu todo o jogo. As parciais do jogo foram todas favoráveis ao time nordestino. 24 a 10; 21 a 9; 25 a 11; 17 a 13.

Talvez o jogo não tivesse o mesmo resultado, se não fosse o camisa 14 do Maranhão, Abnner Setubal dos Santos. O pivô marcou 51 pontos na partida, pegou 14 rebotes, deu cinco bloqueios, roubo por oito vezes a bola do time adversário e ainda deu quatro assistências. Nesta quarta-feira o Maranhão enfrenta o time de Tocantins, que vai brigar pela vitória, após ser atropelado pela forte equipe da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário