
Em crise, NBA caminha para a 66ª edição
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Mesmo em situação de lockout, a NBA divulgou nesta terça-feira o calendário para a temporada 2011/2012, a 66ª da liga, que, segundo a programação, terá início no dia 1º de novembro, com as partidas entre o campeão Dallas Mavericks e Chicago Bulls e Los Angeles Lakers e Oklahoma City Thunder.
Apesar da divulgação do calendário, a liga está ameaçada. Times e jogadores não entram em acordo sob a redução do teto salarial e os atletas estão impedidos por seus patrões de trabalharem. Caso a situação não seja resolvida, o campeonato pode ser cancelado, como aconteceu na temporada 2004/2005 da NHL, liga americana de hóquei.
Alguns astros da NBA, como Kobe Bryant, já revelaram que podem atuar fora dos Estados Unidos caso o impasse entre as duas partes não seja resolvido em breve.
Como já é tradicional na liga norte-americana, estão previstos para a ´próxima temporada da NBA jogos especiais para os principais feriados do país. Um dos destaques são os confrontos entre Miami Heat e Dallas Mavericks, no Natal, e entre Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers e New Orlean Hornets e Los Angeles Clippers, em Ação de Graças.
Entenda o caso do lockout
O acordo coletivo da associação dos atletas com a NBA, que definia as bases trabalhistas da relação entre jogadores e equipes, acabou em 1º de julho sem que as partes tenham chegado a um novo acordo. Com isso, começou o lockout. Todos os contratos entre as equipes e os jogadores foram suspensos. Os atletas não recebem salários e não podem utilizar as dependências dos clubes. Já as equipes não podem se comunicar com os jogadores ou assinar contratos com os atletas. Quem descumprir essas regras terá de pagar uma multa de US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,57 milhão).
A demora nas negociações pode levar a um atraso da temporada 2011/2012 e até a seu cancelamento. Entre outras coisas, os proprietários das equipes querem reduzir o teto salarial dos atletas e mudar a forma como os lucros da liga são divididos. Já os jogadores defendem a manutenção dos benefícios garantidos pelo contrato anterior.
Fonte:www.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário